quarta-feira, 3 de junho de 2015

PROJETO SOCIAL OFERECE ESPORTE E RECREAÇÃO A 120 CRIANÇAS

Passados mais dois anos de luta, o Projeto já atende cerca de 120 jovens não só 
do Sinhá Saboia, mas também do Bairro Gerardo Cristino de Menezes, entre outros.






Por Roger Oliveira


Os instrutores Joãozinho, Fransquinho, Natal e Antônio Carlos “Comédia” desenvolveram no Bairro Sinhá Saboia o projeto ‘‘Craque na Escola. Craque na Bola’’. O intuito é envolver crianças e adolescentes em atividades saudáveis, proporcionando a socialização para desenvolver valores, resgatar a autoestima e promover a inclusão, objetivando a melhoria na motricidade que a prática esportiva proporciona.
Para Joãozinho, carinhosamente conhecido como ‘‘João Cavoeiro’’, o Projeto se justifica devido ao grande índice de violência envolvendo crianças e adolescentes em nosso município e que atinge de forma direta a comunidade. Ao estarem ocupados, praticando uma atividade saudável, em turno contrário ao das aulas que frequentam, os jovens melhoram a autoestima e podem se enquadrar dentro das oportunidades, que, com certeza, aparecerão.
Mesmo após uma jornada exaustiva de trabalho, Joãozinho e Fransquinho, ao chegarem em casa, já contam com a presença dos pupilos, que estão ávidos por uma boa palestra, e, em seguida, eles se dirigem ao campo de treinamento, onde aprendem com seus mestres os fundamentos e técnicas do futebol.
A iniciativa, que começou tímida e quase sem recursos, tem o apoio de desportistas do Sinhá Saboia, como Paulo Pimentel, Manoel Caninha e Lorival, da localidade de São Domingos – Jaibaras. Passados mais dois anos de luta, o Projeto já atende cerca de 120 jovens não só do Sinhá Saboia, mas também do Bairro Gerardo Cristino de Menezes, entre outros.
Também nesse meio tempo, foi ganhando voluntários/parceiros, como os pais das crianças, o apoio do Guarany de Sobral, Liga Sobralense de Atletismo, doutor Erivaldo Mororó, Prefeitura Municipal de Sobral, que cede o campinho de areia para treinamentos (anexo ao Skate Park), além de doar bolas e fornecer transporte para atividades paralelas (como a 1ª. São Pivete).
Porém, a iniciativa não poderia ser o que é hoje se não fosse também o apoio de diversas empresas patrocinadoras, principalmente a do empresário Camilo Motos (padrinho e principal incentivador do Projeto), além da Farmácia Lívia, Edgás, Lojão Vitória, JB Traves, Comercial Duas Rodas, Jornal Tribuna do Bairro e outras que preferem o anonimato.
Os treinos acontecem de segunda a sexta, das 18h às 20h, no campo de areia localizado no anexo da pista do Skate Park, no Sinhá Saboia.
Em dezembro passado foi comemorado o Segundo Natal das Crianças com jogos entre as crianças  de  todas as categorias. Ao final, foram servidos doces, salgados e refrigerantes aos alunos e familiares presentes. As crianças ainda receberam medalhas, sendo que as que mais se destacaram, ganharam troféus. Foi realmente um grande acontecimento que emocionou todos os que lá se encontravam, servindo também como despedida de ano.
A  equipe    de  reportagem compareceu ao local de treinamento e presenciou a dedicação de voluntários e do empresário Camilo Motos acompanhando o Projeto. Aproveitando a oportunidade, o treinador Joãozinho pede espaço no JTB para agradecer os apoios que vem recebendo e, ao mesmo tempo, reivindica do poder público alambrado para o campo de areia para proteção das bolas, das casas e principalmente dos jovens, pois nas proximidades das traves há arames farpados, que separam o campo de uma obra da prefeitura.


0 comentários:

Postar um comentário