quarta-feira, 3 de junho de 2015

PORQUE A LEITURA ESCRITA É IMPORTANTE NA NOSSA VIDA

A leitura é expressão fundamental e  indispensável na vida do ser humano. Sem ela não podemos viver coletivamente, e viver isoladamente é impossível. Nenhum animal, quer seja racional ou irracional, consegue viver por muito tempo isolado de tudo.
Você pode até afirmar que alguns animais vivem isolados a exemplo de passarinhos em gaiolas, quadrúpedes em zoológicos, ou até mesmo em casas familiares, etc. Todavia, eu digo: eles não estão isolados, vivem de alguma forma coletivamente com os humanos e digo mais, estão normalmente lendo e se comunicando conosco por meio da leitura de expressão, olhando os nossos gestos, sentindo o nosso cheiro, ouvindo a nossa voz.
Todos os animais se comunicam uns com os outros. Até animais de espécies diferentes. Aqueles da mesma espécie e família comunicam-se com mais facilidade e entendimento, mais compreensão, pois a linguagem é a mesma, ou seja, a mesma fala. Os gatos estabelecem uma melhor relação entre si, por terem e usarem a mesma língua. Da mesma maneira os macacos, os elefantes, as baleias, os golfinhos, as abelhas, as formigas, etc.
Vou dar um exemplo de dentro da minha casa. Eu tenho uma gata que se chama Poetisa. Eu adoro esta gata (preta) e todos na minha casa sabem que ela, também, gosta muito de mim. Quando chego à porta da minha residência, ela já vai me acompanhando e parando onde eu paro. Depois de uma parida de quatro gatos (filhos: Carlos Drummond, Ferreira Gullar, Cecília Meireles e Raquel de Queiroz), resolvi aplicar-lhe uma injeção anticoncepcional. Infelizmente não deu um bom resultado, porque ela teve alergia. Quando se lambia, seu pelo caía ao ponto de surgirem feridas pelo corpo. Foi medicada e passou a usar uma coleira protetora que a impedia de se lamber. Tive muita pena dela, mas acompanhei todo o processo de sofrimento conversando com ela, acariciando-a, dando-lhe comida, água e a sua medicação. Foram quatro meses de aflição, mas, de mais aproximação dela comigo em casa, no carro, indo ao médico.
Certa vez levando-a ao médico veterinário, conversando com ela, notei que, quando usava a expressão vocal, a leitura vocal, ela ficava mais aliviada. Foi aí que chegou o dia de não mais usar a coleira e de encerrar a medicação. Poetisa agora estava preparada para fazer a castração. Ia passar por outra grande agonia, porém só assim se iria resolver a situação de uma vez por todas. Acompanhei  passo a passo as recomendações médicas e cada vez mais ficamos mais próximos um do outro por intermédio da leitura de expressão vocal e gesticulada. Aprendi muito com essa leitura.
Ora, meu amigo leitor, se na leitura de expressão vocal e expressão gesticulada aprendemos e descobrimos novas ideias com os animais irracionais, imagine se nós, entre si, usarmos a leitura escrita, teremos uma fonte maior ainda para buscar mais conhecimentos, mais informações por meio dos jornais, das revistas, dos livros, da Internet, enfim, das variadas maneiras que temos para usar a leitura escrita.
Veja só, até para eu chegar a uma parada de  ônibus coletivo na cidade, necessito saber qual a rua e o local onde devo pegar aquele meio de transporte. Para que isso aconteça sem transtorno algum para mim, sabendo eu a leitura escrita, terei mais facilidade de encontrar a rua e o local através das placas, sem perguntar a ninguém.
Portanto, meu caro leitor, você que está lendo este texto, mesmo com dificuldade, pois ele foi escrito para você que está exercitando a leitura, saiba que esta (a leitura) traz mais agilidade nos seus afazeres da vida, mais aptidão, ajudando-o a compreender melhor as possibilidades de vivência mais harmoniosa e tranquila.
Então, você que está mudando a sua vida com a leitura escrita, aproveite esta grande oportunidade que está tendo e avance cada vez mais com coragem de não apenas aprender a ler, mas também, de aprender a escrever. Quem sabe ler deve saber escrever.
E por fim, um lembrete a você: a gente aprende a engatinhar, engatinhando; aprende a andar, andando; aprende a correr, correndo; aprende a falar, falando e, claro, aprende a ler, lendo; aprende a escrever, escrevendo. Leia um bom livro e faça um resumo do mesmo, escrevendo.
Prof. Salmito Campos

0 comentários:

Postar um comentário