quinta-feira, 30 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

A importância da água na vida do Planeta é de tamanha proporção que quando falta água, a vida está ameaçada. Estamos tão habituados à presença da água que só nos damos conta da sua importância quando ela nos falta. A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Vegetais e animais precisam dela para viver. 
Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da Terra, o ciclo natural vem sofrendo alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água, precipitada em forma de chuva, escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d’água, chegando a desaparecerem no período de estiagem. A impermeabilização do solo das cidades, com asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços, para atender às suas necessidades.
Muitas cidades são formadas próximo a rios, em que suas águas são aproveitadas como fontes de abastecimento, de alimento, de uso doméstico, de irrigação, produção industrial, fonte de energia, meio de transporte, etc.
A distribuição da água por todo o Planeta não é feita de forma regular, em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem. Diversas formas são encontradas para resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios – beneficiando áreas secas –, a transformação de água salgada em água doce, pelo processo de dessalinização, etc.
A poluição da água, causada pelo crescimento populacional e pelo mau uso dos recursos hídricos, vem pondo em risco a qualidade da água superficial e subterrânea de nosso planeta. A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente. 
Cuidar da água e usá-la de forma sustentável é a grande preocupação da sociedade responsável. A proteção dos mananciais, a recuperação de rios poluídos, o exercício da educação ambiental e o uso consciente da água se fazem necessários, tanto para a qualidade de vida hoje como para a sobrevivência das futuras gerações.

0 comentários:

Postar um comentário